Faltando pouco mais de um mês para o Natal, já vemos luizinhas enfeitando os lugares, árvores começando a serem montadas. Essa é uma das datas mais lucrativas no comércio online e offline.
A internet é o meio de vendas com maior reciprocidade lucrativa, devido a rapidez com que chega ao consumidor. O número de compradores online tem aumentado bastante no Brasil: 990% de crescimento desde 2001, agora já são cerca de 12 milhões de compradores. Em 2008, o volume de vendas online deve atingir a cifra de R$ 24 milhões! Além disso, o Natal é a data com maior ticked médio para vendas online: cerca de R$ 308. As categorias que foram as mais vendidas do ano passado foram: - Eletrônicos (17%) - Livros, revistas e jornais (16%) - Informática (13%) - Telefonia celular (11%) - Saúde e beleza (11%) - CDs e DVDs (11%)
Uma forma muito eficaz de promover sua empresa é usar os Adwords, que são links patrocinados postos na rede. No Google tudo é postado de graça, inclusive no Google Adwords. Só se torna pago quando seu link recebe um click, ou seja, pago por click.
Geralmente, os especialistas do Google AdWords dividem a sazonalidade de Natal em 3 períodos diferentes para uma campanha:
1. Setembro/Outubro - Período da Procura: comece com buscas gerais e genéricas para despertar interesse nos compradores. Além disso, anuncie grandes categorias de produtos.
2. Novembro - Período da Compra: trabalhe com marcas, termos sazonais e as categorias mais importantes para o seu negócio.
3. Dezembro - Período do 'Último Minuto': Anuncie as últimas ofertas e promoções. Dê ênfase para o prazo de entrega! P.S.: O efeito combinado de anúncios de imagem e anúncios de texto potencializa suas oportunidades de conversão, aumentando a taxa de conversão de uma campanha em até 130%! Por isso, é importante usar peças novas e que sejam atraentes.