sexta-feira, 24 de abril de 2009

'Seita' virtual exige que internautas tirem fotos com a cabeça dentro de geladeira

Imagens são identificadas apenas por um número misterioso: 241543903. Nos últimos dias, centenas de pessoas repetiram pose bizarra.

Procure por '241543903' no Google: o resultado são imagens como essa. (Foto: Creative Commons)


Uma sequência aparentemente aleatória de algarismos, no melhor estilo "Lost", batiza uma das mais recentes - e estranhas - manias da internet. Quem procura pelo número "241543903" no Google encontra diversas imagens de pessoas "esfriando a cabeça" na geladeira.

O bizarro movimento é onipresente: já há referências ao código "secreto" nas redes sociais do momento, como Twitter e Facebook, além de tags em serviços de foto como o Flickr, em blogs e sites de compartilhamento de links.

A "seita virtual" foi criada pelo artista californiano David Horvitz, que publicou a primeira foto no Flickr no dia 9 de abril. No dia seguinte, Horvitz divulgou o "manifesto" em seu blog: "tire uma foto de sua cabeça dentro do freezer. Publique a foto na internet. Marque o arquivo com o número 24154903. A ideia é que se você procurar por essa etiqueta críptica, todas as fotos de cabeças no freezer vão aparecer. Eu acabei de publicar uma".

Sem grande divulgação, o projeto ficou dormente até a última quarta-feira (22), quando blogs americanos publicaram notas sobre a sequencia de algarismos. Em dois dias, o já conhecido poder de disseminação das modas na internet fez com que outras duzentas imagens semelhantes fossem parar na rede.

Esse fenômeno de reprodução na rede é batizado de "meme", uma analogia ao conceito criado pelo zoólogo Richard Dawkins para explicar a disseminação de pensamentos, idéias e produtos culturais. "A vida é um esporte no qual você não é apenas um espectador. O legal é participar e se divertir", explica Horvitz, o criador do "24154903", em seu blog.

Não é a primeira vez que Horvitz utiliza a internet para propagar modas curiosas. Em 2008, ele conseguiu financiar uma viagem ao redor do mundo apenas propondo que internautas pagassem para ele tirar fotos personalizadas. No ano anterior, ele blogou um dia viajando por todas as linhas do metrô de Nova York.

David Horvitz, criador da 'seita', posa com a cabeça dentro do freezer na primeira foto '241543903'. (Foto: Creative Commons)

Fonte: G1

aahhahahah Estou rindo até agora das fotos. Mal acredito nessa 'seita'. ahahah

7 comentários:

Felipe disse...

Cara, bizarro! Vou procurar!

Amanda Hora disse...

Põe bizarro nisso...

Nanda Assis disse...

isso deve ser so uma brincadeira kkk.

bjossss...

Fim. disse...

kkkkkkk
que coisa louca!!

~Die|Rhana|Yu-ki~ disse...

ahhahahahahahahahhahaha
XD

Vô muito tirar uma foto assim!
8D
Melhor..
vo tira uma foto assim com você e bota no kut.. que tal?! 8DDD

Brava'S Idéias disse...

Seita da cabeça fria!
Essa faz a cabeça!
;D

Sequelados..
rs

Amanda Hora disse...

hahahah Rhana, foi mal te decepcionar, mas ñ vai rolar pagar um mico desses haha

Brava's já criou até slogan pra seita, mt bom! rs

bjoos a todos!