quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

2009: vai dar praia...

2009 será um dos cinco anos mais quentes já registrados, disseram cientistas climáticos britânicos

Será o ano mais quente desde 2005, de acordo com os pesquisadores do Met Office, que também disseram que há uma probabilidade crescente de temperaturas recordes.

Atualmente, o ano mais quente já registrado foi 1998, que teve temperaturas médias de 14,52 graus Celsius --bem acima da média de longo prazo entre 1961 e 1990 de 14 graus Celsius.

O calor daquele ano foi fortemente influenciado pelo El Niño, um aquecimento anormal da superfície do oceano no Pacífico tropical. Existem inúmeras teorias sobre os mecanismos que causam El Niños e La Niñas, mas os cientistas concordam que esses fenômenos desempenham um papel cada vez mais importante nos padrões do clima do planeta.

A força dos ventos que sopram do leste para o oeste em todo o Pacífico equatorial é visto como um fator importante.

"O aquecimento em níveis recordes se torna provável quando um El Niño moderado se desenvolve", disse o professor Chris Folland, do Met Office, segundo a Reuters. "Fenômenos como o El Niño e a La Niña tem uma influência significativa na temperatura de superfície mundial."

Fonte: O Dia Online


P.S: Curiosamente, li está notícia e me lembrei do lema dos escoteiros: "Sempre alerta!". Muito útil, porque é preciso estar alerta a preservação do mundo em que vivemos, sempre.

3 comentários:

Sergio Brandão disse...

Boa previsão do tempo!!! rs
Desejo para 2009, então, muito short, camiseta e ar condicionado para todos!... rs Bjs.

Amanda Hora disse...

rsrs Começando o ano dando o serviço para 2009: mt sol e calor!
Bjs

Unknown disse...

Com tanto sol e calor, quem naw tem praia se contenta com o chuveiro!!!rsrs....Bjs