segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

PUKET



Além de esquentar os pés, as meias servem também para deixar um visual mais descolado. Não é de hoje que existe uma preocupação por parte dos fabricantes de meias em agregar qualidade, tendências de moda e funcionalidade aos produtos. E uma das primeiras a perceber isso foi a PUKET, com meias coloridas e uma infinidade de modelos: listradas, lisas, com cores alegres e visual irreverente com bichinhos e olhinhos nas pontas. Com tudo isto, a PUKET destaca-se no setor de moda íntima nacional e internacional, reconhecida por combinar inovação, criatividade, bom humor e irreverência à melhor matéria prima e tecnologia do mercado.
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A história
A história da PUKET começou em 1988, quando os irmãos Adolfo e Claudio Bobrow fundaram a IMB Têxtil, uma empresa para a produção de meias. Mais que uma empresa, os irmãos estavam realizando um sonho: oferecer ao mercado brasileiro produtos que combinassem a melhor matéria prima e tecnologia com boas doses de humor, criatividade, design e irreverência. A PUKET já nasceu com a tradição de uma família que atuava no setor têxtil há mais de 70 anos. Mas, afinal, como vender um produto muitas vezes associado a um “presente chato”? Disposta a despertar desejo e conferir um diferencial a seus produtos, a resposta da PUKET foi agregar sentimentos como bom humor e alegria à marca, seja através dos produtos ou mesmo em ações promocionais e na exposição dos produtos nas lojas. A importância da exposição de meias no ponto-de-venda é algo que a marca percebeu logo no início.-
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Em uma das primeiras vendas, a empresa entregou mil pares de meia para uma loja de calçados e 800 pares para uma grande rede varejista divididas em 16 lojas. Ou seja, 50 pares por ponto-de-venda. Em ambos os casos, o estoque foi pensado de forma a render durante um mês. “Alguém comprou errado”, presumiu Cláudio Bobrow. A solução para o enigma foi encontrada na forma como as meias eram distribuídas dentro da loja. Enquanto que a loja de calçados os exibia em araras giratórias, na frente da loja, a rede varejista os “escondia” em gavetas, só retiradas quando um cliente pedia pelo produto. Em apenas 20 dias, a loja de calçados esgotou o estoque e pedia por mais. Foi quando a PUKET percebeu que a venda de meias era motivada por impulso, ou seja, ninguém sai de casa para comprar uma meia. Por isso, a empresa deveria fazer a meia saltar aos olhos do consumidor. Percebido o potencial, a marca focou em exposição em pontos-de-venda, com a inclusão de displays e araras giratórias em lojas multimarcas.-
Outra estratégia adotada pela empresa foi atrair consumidores para a marca com conceitos como irreverência, bom-humor e cores fortes. Esse posicionamento é percebido no portfólio da PUKET, recheado de produtos das mais diversas cores e estampados com desenhos de forma a atrair o público feminino, principal consumidor da marca. Outra forma de se diferenciar da concorrência foi no design de produtos. A PUKET possuía meias de todos os tipos, como as especiais para o uso com chinelos, com divisões para os dedos, ou outra que os deixa de fora. A venda de produtos licenciados também foi outra tática empregada. Entre os personagens que estampam as meias da marca hoje em dia estão Garfield, Barbie, Snoopy e até marcas como Coca-Cola e Wilson, um tipo de negócio que representa 30% dos produtos da PUKET.-

O próximo passo foi investir no segmento de franquias. Em 2003, a PUKET abriu sua primeira loja própria no Shopping Villa-Lobos, com o objetivo de reforçar a marca e seus conceitos. Para isso, lançou mão de uma decoração colorida e foco na exposição de produtos até mesmo como objeto de decoração, onde a falta de vitrine, curiosamente, buscava atrair o consumidor para dentro da loja como o objetivo de conhecer de perto os produtos coloridos da marca. O resultado era expresso em números. A loja própria da PUKET passou a vender três a quatro mil pares de meia por mês, enquanto que, na soma das vendas em lojas multimarcas em um mesmo shopping, não passava de algumas centenas. Curiosamente, a força da marca também foi percebida nessas mesmas lojas, que apresentaram aumento significativo de vendas.-
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A expansão da rede veio com o sistema de franquias, iniciado em 2004. O sucesso permitiu investir também na linha de lingeries e pijamas. Hoje, esse negócio representa 15% do negócio, porém, 50% dentro da rede de franquias. Em 2006, a marca conquistou o Selo de Excelência em Franchising pela qualidade e excelência em franquias. Em 2008 a PUKET comemorou o sucesso de seu projeto de expansão em franquias, que incluiu a abertura da primeira unidade internacional na Venezuela no mês de setembro, e inaugurações de franquias em todo o Brasil como Curitiba (PR), Maringá (PR), Santo André (SP), Juiz de Fora (MG), Ribeirão Preto (SP), entre outras localidades, além da apresentação da marca Simpls by Puket – inédito conceito de calçado que leva o grupo IMB Têxtil a integrar o mercado calçadista. Para o lançamento do novo produto a agregou toda sua experiência, irreverência e tecnologia para criar uma nova proposta de calçado que alia o conforto do tênis com a versatilidade da meia. O resultado é um produto totalmente diferente de tudo que existe no mercado. Para chegar ao produto final foram necessários dois anos de pesquisas e um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões. Simpls tem quatro linhas: Doll, Collors, Candy e Lace, cada uma com sua característica, estampas e cartela de cores, o que possibilita uma infinidade de combinações.-








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A expansão da PUKET correu também para o Nordeste, onde a inédita coleção moda praia (biquínis) promete fazer sucesso. Os biquínis que compõem a primeira coleção moda praia, são frutos de uma demanda por parte das consumidoras que apreciam nossa linha de lingeries fashion, desenvolvidas com design, cores e estampas inspiradas nas tendências de moda. Para os próximos cinco anos, a meta da empresa é atingir a marca de 150 franquias distribuídas em todo o país, além de unidades em outros países da América Latina e no Oriente Médio.-
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Os produtos
Atualmente a PUKET possui um perfil inovador no desenvolvimento de produtos e rigoroso controle de qualidade, destacando-se como uma das maiores empresas no mercado de meias do Brasil. Conta com 8% de participação no mercado nacional, vendendo anualmente mais de 16 milhões de pares de meia e 2 milhões de peças das coleções de underwear. A empresa é líder no segmento de meias soquetes femininas e também detém a liderança no segmento infanto-juvenil. Também atua como licenciada de grandes marcas, tais como Wilson, Bad Boy, Garfield, Snoopy, Marvel Comics, Homem-aranha, Super-homem e Penélope Charmosa. A linha de meias da PUKET é composta por mais de 500 modelos diferentes por coleção, divididos em: RN (recém-nascido), baby, júnior, teen boy, teen girl, feminina, masculina e meia-calça. Sua linha de meias é dividida em três estilos: Básico, Fashion e Divertido. São meias para todas as ocasiões – lisas, listradas, polainas, esportivas, sociais e as famosas soquetes desenhadas. Além da linha de licenciados – Barbie, Wilson, BadBoy e Coca-Cola.-
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A marca segue tendências mundiais em suas coleções e isso não é de hoje. Desde a sua fundação, a empresa já desenvolvia suas coleções com estilistas e designers e já produzia catálogos. As coleções de meias seguem as tendências de cada estação e a equipe de desenvolvimento realiza pesquisas constantes, seja por meio de viagens internacionais, birôs especializados, Internet, revistas e principalmente muita criatividade. Cada vez mais os consumidores querem se sentir únicos. O processo de customização é a grande tendência; nesse conceito, os acessórios passam a ter uma importância cada vez maior para compor um visual diferenciado. Além das tradicionais meias, a PUKET possui uma linha especial chamada PUKET TECH (desenvolvida a partir de microfibras de alta tecnologia que não observe o suor gerado pelo corpo durante a prática esportiva, facilitando assim a evaporação, melhorando a respiração da pele e reduzindo a temperatura do pé), uma linha de roupas íntimas, pijamas (linha Homewear, que oferece mais de 30 modelos com duas coleções ao ano), moda praia, acessórios como chaveiros, cachecol, bótons, porta-trecos e uma linha de sapatilhas coloridas, produzidas com solado de borracha e um tipo de tecido semelhante ao utilizado em meias. Assim é a PUKET. Uma marca irreverente, bem-humorada e divertida que enxerga seus pés, pijamas e lingeries sob um ponto de vista diferente.-
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As lojasAs lojas PUKET foram idealizadas pelo famoso arquiteto Marcelo Rosenbaum especialmente para proporcionar uma experiência de compra diferente, divertida e encantadora. Com produtos carregados de humor, todo o ambiente da loja transmite a essência da marca. A ausência de vitrine, o acesso fácil aos produtos e a programação visual criaram uma atmosfera lúdica para contagiar os consumidores. O envolvimento tem início na porta da loja. O cliente pega sua sacola de compra (Shopping Bag) e mergulha no universo de produtos coloridos e divertidos, todos ao seu alcance, bem distribuídos e expostos, garantindo toda a comodidade. Coleções divertidas e irreverentes de lingeries, pijamas e meias compõem o universo da loja, que desperta o bom humor e a alegria nos consumidores. Se preferir ele pode pedir auxílio a uma das consultoras. Ela certamente saberá recomendar o modelo ideal de meias, pijamas ou lingeries que o consumidor procura. A irreverência de suas lojas pode ser vista há um tempo, quando a empresa realizou a festa do pijama em suas lojas, com todas as consultoras vestidas a caráter, criando um clima ainda mais descontraído. Para que a experiência do consumidor seja sempre inédita, as lojas mudam de cara a cada vinte e um dias.-
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As ações de marketing
Nas ações promocionais da marca, a PUKET procura reforçar a irreverência e o bom humor, como na promoção “Tá Chato? Veste Puket”, um concurso cultural onde os consumidores podiam participar também pelo Orkut, assistindo a vídeos hilários da campanha mostrando todos os tipos de chatos. Diferente do universo PUKET, que é colorido, ousado, jovem e divertido, os filmes retratavam momentos de pessoas chatas e irritantes: uma emergente que ama Nova York, um engessado que insiste em tomar água e escovar os dentes, uma hipocondríaca um tanto quanto obsessiva, uma adolescente nada afinada, uma patricinha vítima da moda, um “daminho” de honra sendo preparado para o casamento de sua tia solteirona e uma garotinha que, fantasiada, tem a grande missão de brilhar como margaridinha.-
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A empresa também inovou ao dar de brinde chocolates Nestlé para quem comprasse as meias e lingeries com estampas e aromas inspirados no alimento, em uma ação conjunta com a multinacional de origem suíça.-
Dados corporativos
● Origem: Brasil● Fundação: 1988● Fundador: Claudio e Adolfo Bobrow● Sede mundial: São Paulo, Brasil● Proprietário da marca: IMB Têxtil● Capital aberto: Não● Presidente: Cláudio Bobrow● Faturamento: R$ 50 milhões (estimado)● Lucro: Não divulgado● Lojas: 60● Presença global: 20 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 500● Segmento: Vestuário● Principais produtos: Meias, roupas íntimas e acessórios● Ícones: As meias coloridas● Website:
http://www.puket.com.br/
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A marca no mundo
A empresa possui quase 60 lojas no Brasil e uma na Venezuela, além de vender seus produtos em mais de 8.000 pontos de venda muiltimarcas e catálogos, como por exemplo, o da Avon. Com mais de 500 colaboradores diretos e um parque industrial localizado em São Paulo, a empresa recentemente inaugurou sua segunda unidade fabril na cidade de Campo Grande, MS, totalizando uma área produtiva de 9.000m2. A Europa e a América Latina também não resistiram à contagiante alegria da PUKET. Com sotaque e design autenticamente brasileiros, hoje os produtos PUKET são exportados para países como França (na sofisticada Galleries Lafayette), Grécia, Espanha (na tradicional El Corte Inglés), Portugal, Rússia, Venezuela, México, entre outros.
Muito legal a forma como foi desenvolvida a imagem da marca. Adorei!